segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

pré-natal

ASSISTENCIA PRÉ NATAL
Objetivos:
  1. Preparo físico e psicológico da gestante;
  2. Prevenir, identificar e tratar patologias que possam ocorrer durante a gestação;
  3. Controle obstétrico;
  4. Educação sanitária da gestante.
  A assistência pré-natal é a que se presta à gestante durante a gravidez.  Nessa ocasião é feito preparo pscológico para o parto e orientação da gestante quanto à normas que deve observar.
A assistência pré-natal visa fazer com que a gravidez transcorra normalmente e que o parto ocorra sem acidentes, bem como que sejam evitados padecimentos e mal formação para o feto.  Procura-se proteger a vida da mãe e da criança.
A mulher ao suspeitar de gravidez, deve procurar imediatamente o médico para ser feito o diagnóstico.
A gestante é submetida a exame clínico e o obstétrico variáveis na sua periodicidade, de acordo com orientação médica, rotinas e estado da cliente.  São feitos exames laboratoriais de urina, parasitologico de fezes, sorológico para Lues, contagem de hemoglobina, hematócrito, fator Rh, tipo sangüíneo e outros que se fizerem necessários.
O exame obstétrico se resume em:
  1. Mensuração
1.1 Altura uterina - do bordo superior da sífise púbica até o fundo uterino.
1.2 Circunferência abdominal - mede-se na altura do umbigo (90-92 cm no final).
  1. Ausculta do Foco fetal - é feita com esteto de Pinard (120-160 bat/min).
  2. Palpação - das partes fetais.
  3. Controle de peso e edema
  Na 1ª consulta a que é submetida a gestante, é realizado exames clínicos, obstétrico e ginecológico, histórico, exame de urina, sangue e fezes.  As consultas são mensais até 7 meses e meio de gravidez; da 30ª semana em diante são quinzenais; no último mês de gravidez são semanais.
Durante a gestação ocorrem várias mudanças e alterações me todo o organismo materno que vão exigir e solicitar da futura mamãe que adote certas medidas e procedimentos.
Para tanto, necessário se faz que a gestante tome conhecimento do seguinte:
Vestuário: as roupas da gestante devem ser apropriadas e confortáveis, folgadas na cintura.  Se necessário deverá usar meia elástica e cintas especiais.  Os sapatos de salto alto não são indicados, acentuam a curvatura da coluna.  Os sapatos mais recomendados são portanto os de salto baixo e médio.  Usar suporte para o seio, que não deve ser apertado.  O uso de ligas é contra-indicado.
Asseio: higiene íntima - deve ser feita com mais freqüência, porque as secreções aumentam na gestação.  Usar água e sabonete.  Não fazer lavagens vaginais, pois pode haver contaminação.
Banhos: devem ser diários, sendo os de chuveiro os mais recomendáveis.  Os banhos de imersão devem ser evitados quando há corrimento vaginal e não muito indicado por facilitar as quedas.
Abdômen: massagear a pele com creme ou óleo após o banho para evitar estrias e ressecamento.
Mamas: limpar os mamilos e as mamas com água e sabão e após secá-los, massageá-los com creme.  Mantê-las elevadas, mas não comprimidas.  Isso se consegue com uso de soutiens de alças curtas e bojos largos.
Dentes: usar escova macia e usar vitamina C com prescrição médica, para evitar sangramento gengivais.
Alimentação: a alimentação é importante para: desenvolvimento do feto, promoção de melhores condições dos tecidos da gestante durante e após o parto; atendimento das necessidades orgânicas da mãe durante a lactação.  A gestante precisará aumentar a ingestão de proteínas, vitaminas, cálcio e fósforo, iodo e ferro.  Deverá constar das dietas diárias: 1 litro de leite; carne uma vez pelo menos, de boi, galinha ou peixe; ovos, um ou dois alternados no mínimo; verduras cozidas e cruas; frutas, duas diferentes; água mais de três vezes.  Reduzir frituras e usar pouco condimento.
Intestinos: para evitar constipação intestinal, receber alimentação com frutas e verduras.
Controle de peso: é feito mensalmente com o intuito de suprir deficiências e evitar que o peso  excessivo venha a agravar complicações da gravidez e sobrecarregar o aparelho circulatório.  Durante a gestação a gestante deve ganhar de 10 a 12Kg.
Exercício e repouso: evitar fadiga (já existe sobrecarga cardíaca, aumento de peso e o sangue aumenta 40%).  A atividade física deve ser moderada, realizar trabalhos domésticos comuns e dar passeios a pé, diariamente.  Evitar carregar objetos pesados.  Descansar 8 horas de sono noturno e se possível 1 hora após o almoço.  Evitar choques emocionais.  Deitar e levantar cedo.
Viagens: não guiar carro depois do 7º mês.  Pode viajar evitando viagens muito longas e em estradas em más condições.  Viagem de avião não é contra-indicado, mas o cinto de segurança do avião deverá ser colocado sob o abdome.
Náuseas, vômitos e pirose: comuns nos 3 primeiros meses de gestação.  Não ficar com o estômago vazio por mais de 2 ou 3 horas e repousar em posição semi-sentada.
Imunização: evitar contato com portadores de doenças contagiosas.  Fazer vacinação anti-tetânica de acordo com orientação médica e só depois do 1º trimestre de gestação.
Fumo e álcool: aboli-los.
Higiene Mental: em grau variado as gestantes sofrem tensão e fazem maior ou menor esforço para se adaptarem à situação.  Tem medo por si mesmas e pela criança.  Necessitam compreensão e distração, evitando conversas com pessoas que contem casos escabrosos e pessimistas sobre o parto ou gestação.
Atividade Sexual: devem ser reduzidas no 1º trimestre.  Contra indicado nas ameaças de aborto.  Reduzidas no último mês.
Drogas e medicamentos: não tomar medicamento sem indicação do médico, mesmo sendo analgésico comum ou outros quaisquer aos quais esteja acostumada.
Sintomas de alarme na gestação: tonturas, perturbações visuais, edema acentuado do MMII, mãos e rosto, urina escassa, formigamento, perda de sangue de qualquer tipo e contrações uterinas antes do término da gestação.
Parto: orientação geral sobre o parto e sintomatologia que indica a ocasião em que deverá procurar a maternidade para dar a luz.
Bebê: orientação sobre o enxoval do bebê e cuidado com o recém-nascido após alta da maternidade.
  Pondo em prática os conhecimentos básicos adquiridos, o auxiliar de enfermagem poderá ter a seguinte atuação na assistência pré-natal.
    • Valorizar as necessidades da cliente, vendo-a como um todo emocional físico, social e espiritual.
    • Entender as alterações psicológicas, e tensão emocional, que ocorrem durante a gestação, para poder atender, orientar e relacionar-se adequadamente com a cliente.
    • Encorajar a cliente a dar informações verdadeiras e fiéis sobre ocorrências passadas e presentes.
    • Colher material para exame de urina, sangue e outros e orientá-las sobre os mesmos.
    • Controlar peso, temperatura, pulso respiração e pressão arterial e anotar os dados obtidos no prontuário.
    • Preparar a gestante para exame físico e orientá-la para esvaziar a bexiga, indicando a localização do sanitário.
    • Colocar a cliente na mesa, em posição pra exame - decúbito dorsal para exame obstétrico e posição ginecológica para exame ginecológico.  Cobri-la com lençol de acordo com orientação.  Assistir aos exames atendendo às solicitações da cliente e do examinador.
    • Ensinar o uso de meia elástica, quando for o caso.
    • Informar sobre outros serviços que o hospital proporciona.
    • Aplicar medicamentos e vacinas de acordo com prescrição médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário